sexta-feira, 13 de abril de 2012

Turmas novas: Conhecendo a escola

A atividade de recepção e adaptação das crianças novas (JA-1 e JA-2) consistiu numa familiarização inicial com o espaço da escola e os sujeitos que convivem ali.


Iniciou-se um reconhecimento físico da escola: Salas de aula, banheiro, secretaria/direção, pátio e brinquelândia. Além disso, também conheceram as pessoas que trabalham na escola (professoras, estagiários, diretora, funcionários) e as crianças das turmas do Jardim B.


Como o espaço físico mais presente e próximo dessas turmas na escola é a sala de aula delas, também houve um reconhecimento mais específico sobre os diversos cantos e objetos que existem na sala, os cuidados que se devem ter com os brinquedos, e algumas combinações para manter o ambiente organizado e em harmonia (ex: guardar os brinquedos quando não quiser mais brincar com eles; não tirar o brinquedo de um colega que está usando; cuidar dos brinquedos; deixar um colega participar junto da brincadeira...).

A rotina da escola também foi outra questão importante com a qual as crianças puderam ter um contato significativo nos primeiros dias. Se adaptar à rotina escolar, conseguir assimilá-la e saber lidar com ela também é um aprendizado. A rotina de todas as turmas da escola envolve basicamente os seguintes momentos: Brincadeira livre, roda de conversas, atividade dirigida, higienização, lanche, pátio, retorno à sala para a saída.

Jardim A conhece a sala e a turma do Jardim B:













Conhecendo outros espaços da escola - Diretoria / Secretaria:




Nenhum comentário:

Postar um comentário